PARAÍBA TEM 135 MIL DIABÉTICOS NOTIFICADOS


É alto o número de diabéticos no estado da Paraíba,135 mil pacientes notificados,mas graças a alguns medicamentos conseguimos fazer o controle desses pacientes, que com exercícios físicos e uma dieta apropriada conseguem levar uma vida normal.
Alguns pacientes fazem uso da Insulina...Mas quem descobriu este hormônio para tão fantástico tratamento, heim?Qual foi o homem? NENHUM HOMEM!!!
Devemos esta a:

Dorothy Hodgkin

Dorothy Hodgkin foi uma brilhante cientista britânica na área da química. Suas pesquisas revolucionaram o mundo da ciência e deram um novo olhar e uma nova perspectiva para os próximos que viriam. Mas, como foi o trabalho de Dorothy?
O trabalho de Hodgkin foi centrado na área de cristalografia de raios X. Esse método permitia a determinação da estrutura de proteínas.
Dorothy teve seu primeiro contato com a insulina em 1934 quando Robert Robinson lhe ofereceu uma pequena amostra cristalina do hormônio. Dorothy ficou intrigada com aquele hormônio, contudo não se conhecia muito sobre sua estrutura, pois naquela época a cristalografia de raios X ainda não havia se desenvolvido bem. Somente em 1969 (35 anos depois), a elucidação da estrutura espacial da insulina foi alcançada, sendo relatada por Dorothy como sua maior conquista.
Dorothy foi brilhante em seu trabalho sendo citada como uma das mais importantes mulheres do século XX. Seu trabalho fascinante prosseguia decifrando a estrutura atômica de uma substância após a outra, sendo a sucessora mais complexa que sua precedente. Em plena Segunda Guerra Mundial, Dorothy decifrou a estrutura da penicilina. Logo após veio a estrutura da vitamina B12(que lhe rendeu o Nobel), a cura da anemia perniciosa e logo após a estrutura do diabetes que ajudou bastante no tratamento dos diabéticos. Com sua determinação implacável e imaginação brilhante desenvolveu a cristalografia como qualquer outro cientista jamais houvera conseguido.
Por fim, o trabalho de Dorothy culminou em descobertas ainda maiores. A elucidação da estrutura da molécula de DNA por seus sucessores ajudou a compreender melhor a função dessa molécula biológica que regula todo o processo metabólico celular e, por conseguinte, do organismo.

Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.