COMO É PAGO O 13° SALÁRIO PARA QUEM RECEBEU REAJUSTE

De acordo com a consultora Andreia Antonacci, especialista em legislação trabalhista do Cenofisco - Centro de Orientação Fiscal, a primeira parcela do 13º salário deve ser paga até 30 de novembro e corresponde a, no mínimo, 50% do valor do benefício. Já a segunda metade tem que ser depositada até o dia 20 de dezembro. "Embora inexiste previsão legal, o empregador poderá efetuar o pagamento do 13º salário em parcela única, desde que observado o dia 30 de novembro.
Segundo Andreia, para calcular o valor da gratificação natalina proporcional, o empregador deve dividir o salário  do empregado por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados levando em conta o período de janeiro a dezembro do ano vigente. "Caso tenha trabalhado o ano inteiro na empresa, o valor do 13º integral deverá ser igual à remuneração mensal. Se houver mudança de remuneração durante o ano, o cálculo deve ser feito com base no salário de dezembro".
As gratificações fazem parte do 13° Salário?  Segundo o artigo 457 da CLT, SIM!!!!
Sabe o que mais?


O pagamento da primeira parcela pode ser efetuado junto com as férias, caso o trabalhador requeira no mês de janeiro do ano correspondente.Porém, se muitos trabalhadores fizerem este mesmo pedido o empregador não é obrigado a pagar a todos, desde que em 30 de novembro a primeira parcela seja paga.

A advogada alerta ainda que o Imposto de Renda e o desconto do INSS também incidem sobre o 13º salário. "Contudo, os descontos são efetuados sobre o valor integral do 13º salário na segunda parcela. O FGTS é devido tanto na 1ª como na 2ª parcela", pontua.
Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.