SERVIÇOS BANCÁRIOS SEM COBRANÇA DE TARIFAS

Gente, eu quase bato do bufete do coração quando fui pegar meu dinheirinho no infeliz do Banco do Brasil, agência Pirpirituba-PB.Simplesmente, de uma semana para a outra foram descontadas duas tarifas de R$30,00 cada, nomeadas como Tarifa de Adiantamento de Depositante...E eu sabia o que desgraça é isto?! Só sabia que R$ 60,00 indo embora rapidinho, não era nada bom...
Esta tarifa, segundo o básico que entendi pesquisando aqui na internet,  é coisa de quem passa cheque, e está com conta negativa,sabe? Desde quando eu sou gente que pode usar cheques? Tá querendo que eu compre a Paraíba todinha sem ter com o que pagar?! Já devo os cachos da cabeça, sem usar cheques,  imagine se pego num talão daqueles!!!
Como eu tenho um Deus muito lindo e trabalhador que é muito meu Papai, e que tudo que lhe peço como orientação, Ele coloca na minha vida...o que aconteceu? Agora mesmo no Jornal Hoje uma matéria muito legal veio ao ar.Esta matéria simplesmente encheu minha visão de verdade e o Banco do Brasil vai ter que parar de cobrar esta tarifa da minha conta...e vai ter que ir buscar meus R$ 60,00. Você acha que R$ 60,00 é  pouco dinheiro ?! Calculo tudo em pãozinho, por que O pão nosso de cada dia, nos dai como comprá-lo hoje... Então vejamos...5 pãezinhos, em Belém-PB, custam R$ 1,00. Quantos pãezinhos meus meninos comem com R$ 60,00? 300 pãezinhos, meu amigo!!! Eu quero os pãezinhos dos meninos de volta!!! Eles comem mais pães que lagarta come folhas...
Veja os serviços bancários, classificados como essenciais,que o Jornal Hoje disse que são isentos de  cobrança de tarifas:

1. Serviços essenciais

Para os quais é vedada a cobrança de tarifa:

I - Conta corrente:

a) fornecimento de cartão com função débito;

b) fornecimento de dez folhas de cheques por mês, desde que o correntista reúna os requisitos necessários à utilização de cheques;

c) fornecimento de segunda via do cartão acima referido, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, danificação e outras situações às quais o banco não deu causa;

d) realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de auto-atendimento;

e) fornecimento de até dois extratos contendo a movimentação do mês por meio de terminal de auto-atendimento;

f) realização de consultas mediante utilização da internet (bankline);

g) realização de duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de auto-atendimento e/ou pela internet;

h) compensação de cheques;

i) fornecimento aos clientes pessoas físicas, até 28 de fevereiro de cada ano, a partir de 2009, extrato consolidado discriminando, mês a mês,as tarifas cobradas no ano anterior em conta corrente e/ou em conta de depósitos de poupança.


II - Conta poupança:

a) fornecimento de cartão com função movimentação;

b) fornecimento de segunda via do cartão acima referido, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, danificação e outras situações às quais o banco não deu causa;

c) realização de até dois saques, por mês, em guichê de caixa ou em terminal de auto-atendimento; d) realização de até duas transferências para conta de depósitos de mesma titularidade;

e) fornecimento de até dois extratos contendo a movimentação do mês;

f) realização de consultas mediante utilização da internet;

g) fornecimento aos clientes pessoas físicas, até 28 de fevereiro de cada ano, a partir de 2009, extrato consolidado discriminando, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior em conta corrente e/ou em conta de depósitos de poupança.


Quer ver mais coisas? Consulte o site do IDEC http://www.idec.org.br

© 2008 Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Alguns direitos reservados.
Reprodução permitida com citação da fonte.
Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.