AGENTE DE SAÚDE DE RUA NOVA É VÍTIMA DE COMPLÔ DA ADMINISTRAÇÃO

 A Agente Comunitário  de Saúde de Rua Nova, Janaina de Souza Barbosa, 26 anos, residente na Rua da Independência,54 , em Rua Nova -Belém/PB, diz estar sendo vítima de um complô condensado por várias pessoas :  Tânia Cunha ,coordenadora de Saúde do Município de Belém ,  Renata Christine( esposa do prefeito), e a enfermeira Francisca Ismael (sua chefe na Unidade de Saúde).
 Segundo Janaína o caso ocorreu desde quando ela ,como agente de saúde , se recusou a entregar as fichinhas da doação do peixe que o prefeito distribui durante a semana santa, por dois motivos: Não concordar com a quantidade de peixe que não seria para todos, e por não reconhecer como atributo do ACS servir como propagandista das ações sociais da administração.
Janaina passou o seu feriado da semana santa consciente que não praticou nada errado, mas ao fim do feriado, quando retornou ao seu trabalho, encontrou os comentários que estava demitida. Este fato a levou a procurar a primeira dama, Doutora Renata Christine que a confortou e mandou que ela voltasse para a área de trabalho.
Ocorre que estando já tranquila, e trabalhando, a ACS Janaina recebeu um telefonema da Senhora Tânia Cunha perguntando o que ela estava fazendo na área, mandando a ACS voltar para casa já que ela não queria trabalhar. Ora, Janaina tem 8 anos de ACS em Rua Nova, mas...Onde entra a Senhora Francisca Ismael? Esta anda nas casas, ao invés de fazer visitas ou cuidar da saúde dos acamados, insuflando as pessoas a dizerem que a moça não gosta de trabalhar e não comparece em suas casas, além disso colhendo assinaturas da comunidade ( em que papelada é o que "não se sabe") e dizendo " Não tenha medo de falar dela ,não" e assine este documento aqui .
Vejam bem , queridos leitores, quando é para prejudicar uma pessoa simples e batalhadora, a classe média que talvez não saiba nem rezar o Pai Nosso todos os dias, se torna baixissima, se envolve em seus atos não cristãos, se contrapondo totalmente ao espírito da Páscoa, contra o peixe que Jesus repartia por amor, e para saciar a fome: O peixe de Jesus era o suficiente para alimentar e ainda sobrar.Tenho certeza que se o peixe distribuído pela prefeitura fosse o bastante, pelo menos para os mais carentes, Janaína não teria deixado de "prestar este favor à administração", por amor aos mais carentes.Mas o peixe era pouco e não selecionado...Tinha peixe pequeno e peixe grande...Uma verdadeira rede furada para os agentes de saúde que depois encarariam a comunidade que foi tratada com desigualdade!
Vamos ver no que vai dar esta novelinha de vilãs? Vamos sim...Segunda -feira entra um novo ator em cena, desta vez o secretário da Saúde , Senhor Ricardo Lúcio, que já comunicou à ACS que precisa muito falar com ela...Mas se der no pior para a ACS, o Olho de Mulher não deixa pedra sobre pedra, vai até o fim para mostrar a verdade das feiúras que acontecem por baixo dos panos. Lembrando que certas coisinhas terminam em grandes debates para os melhores advogados ou excelentes sindicâncias por parte das autarquias superiores. Janaina procurou o Blog Olho de Mulher...Fez muito bem,Janaina: Desabafe aqui!
Janaina, fotografada por  Edilene Amaral

O meu conselho é: Doutora Renata, mostre que a sua palavra é a verdadeira. Mande que deixem a moça em paz! Caso contrário todo Belém saberá que Dona Tânia Cunha  não passa de uma testinha de ferro que desmonta as falsas bondades que vocês tentam exibir e deve ganhar muito bem para passar por ruim, enquanto a cabeça dos poderosos é poupada pelos inocentes, o que caracteriza a falta de ética no serviço público, o jogo ceboso da chefia com cara de ditadura, e que Belém anda às traças da perseguição...Mas, poderes passam, Senhoras!
Ainda segundo Janaina, a Senhora Tânia afirmou que o caso já está sob os cuidados do advogado da prefeitura pra tratar da exoneração da funcionária que discorreu os fatos para o O Olho de Mulher.
O que a senhora Tânia não sabe e, vai ficar sabendo através do Blog Olho de Mulher, é que várias pessoas já procuraram a ACS dizendo que foram coagidas a falar mal dela e que assinaram um documento que não sabiam que poderia ser um abaixo assinado contra a ACS, e hoje estas pessoas estão arrependidas e dispostas a se retratar servindo até de testemunhas para a ACS, inclusive por que no Distrito de Rua Nova corre o boato que para a vaga da moça já tem pessoa certa...
Ê  mundão de problemas que sempre têm jeito, Janaina!!!
Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

14 comentários:

  1. Acho que esta havendo uma inversão de valores, não estou aqui querendo que puna a ACS Janaina sem antes dar-lhe o direito de defesa, mais com certeza deveria haver uma sindicância, para apurar o porque de suas faltas, pois chegou ao cumulo desta ACS sair e passar uma semana ou mais fora de Rua Nova sem dar nenhuma satisfação aos seus chefes imediatos, nem tão pouco a Sua Mãe, que, saiu desesperada aos prantos por mais de uma semana sem saber por onde ela andava, temendo até ela esta morta, nem por telefone a mãe dela conseguiu contato, pois aconselho este BLOG, que sou leitor, a ouvir também a comunidade de Rua Nova, na area em que ela trabalha, e vou mais longe, é responsabilidade do setor de saude da prefeitura encaminha-la a uma clinica pois hoje ao meu ver ela ja não é irresponsavel e sim doente, não tenho aqui procuração para defender A ou B, mais sim contribuir para que este BLOG, cada vez mais tenha credibilidade, e sou radicalmente contra a demissão sumária, pois vai totalmente contra a democracia e o direito de ampla defesa.( QUE SEJA APURADO COM CLARESA E JUSTIÇA POIS SERVIÇO PUBLICO E COISA SÉRIA )

    ResponderExcluir
  2. quando essa dr se junta com o as pessoas pedrossa ela se espalha !

    ResponderExcluir
  3. se ela fosse doida la era pra tar no ospicio não trablhando no psf 2 ! a dr ficou tds sem um pingo de moral com essas palavras que ela falou pra a agente de saude jn !
    nao precissa baba se precissa trabalhar !

    ResponderExcluir
  4. bom dia sou acs roberto e possuo o blog acs roberto.entre em contato comigo porfavor presizo de mas informações sobre essa materia tel 075 9115-6275 (tim) http://wwwacsrobertocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. essa tal de dra tania é conhecida mermo como testa de ferro, testa de aço do prefeito de belem...aqui em alagoa grande a bixa é conhecida como baba ovo. lascô a coitadinha dessa jnaina. ela sai querendo é lascar o povo mermo, que for canidato desse roberto ta e perdido nas eleiçao pela essa tania

    ResponderExcluir
  6. eu tenho é vergonha desse povinho de baixo escalão evolução povo de belém nois queremos isso nao dessinvoluição não ! abre os olhos prefeito dr roberto vc tem moral manda a menina voltar !
    que é melhor pra vc ?
    nao deixar esses testar de ferro mandar em vc não que é fei pra pow vc sabe disso mais se gostar de babão elas são uma boa opinião boa colocar essa dotorinha pro lugar dela que é melhor pra tds que seus eleitores !
    ela e um trosso da pow !
    I'm ashamed of this rabble is low-level evolution of Bethlehem nois people want it dessinvoluição no no! Mayor opens the eyes of Dr. Roberto you have the moral authority sends the girl back!
    what is best for you?
    try not to let those of you have the iron that is not to fei pow you know it is more like dribbling a good opinion they are a good place to put this pro dotorinha her tds what's best for their voters!
    Tross and she's a pow!

    ResponderExcluir
  7. Queridos comentaristas,

    Agradeço a participação de todos, mas sinto muito em informar que o espírito de desistência dos direitos pairou sobre Janaina, a menina cansou, estrapolou a vontade de lutar por seu emprego, e só ela e Deus sabem os motivos. Na verdade, queridos, é muito ruim trabalhar em um lugar onde você é menos importante que as outras pessoas só por que elas têm um diploma superior debaixo do braço ou por que ocupam determinada posição de confiança e usam esta posição para demandar inferioridade para as pessoas.
    O caso da ACS Janaina serve de exemplo para todos os ACSs do Brasil, mas para que jamais baixem suas cabeças, façam o que não é das vossas competências, e sim lutem por vossas dignidades, já basta ser o CENSO permanente e ambulante da verdade familiar. São os ACSs que enviam os números mais verdadeiros sobre a saúde do povo brasileiro, ao contrário de mts estabelecimentos comandados por doutores e doutoras que jorram números ficticios no colo do sistema de informações do MS, na intenção de sugar verbas federais...Tomara que sejam verbas investidas na saúde do povo, coisa que não acreditamos cegamente, por que o que se inicia com mentiras,tem a continuação na mentira.

    ResponderExcluir
  8. Quanto ao comentário do anônimo que se diz de Alagoa Grande, agradeço a sua participação, e só tenho a dizer que Dona Tânia Maria Vieira da Cunha tem muita fama de boa profissional,apesar da sua péssima colocação no concurso de Alagoa Grande,126º lugar com média 26 ( que não quer dizer incompetência, pois há concursos que fazemos que não estamos mesmo preparados, e o contexto do que vivemos nos atinge)...O que ocorre com ela e que sou totalmente avessa a isto é a impessoalidade com a qual ela trabalha, pois se ela sabe que a pessoa não é eleitor de Dr.Roberto, ela não trata bem, no meu caso por exemplo, ela chegou a me chamar de porra, coisa que só concorda com ela quem tem o seu mesmo estilo, ou quem acha que isto é postura para uma coordenadora de saúde,ainda mais sendo de outra cidade...Vem para Belém , sem um pingo de humildade,afetar a paz que Belém merece, e que seus funcionários por direito e por respeito precisam para que trabalhem satisfeitos. Infelizmente, o que se comenta é que ela tem o dom de fazer a cabeça do prefeito, com suas versões super bem boladas de que ela é a certa e o resto dos profissionais só trabalham por que ela consegue fazer com que isto aconteça. Bom seria para a administração ter mais contato com seus funcionários, saber mais de perto o valor deles, recebê-los com suas versões. É por este e outros motivos que Sertãzoinho tem uma equipe de saúde unida e feliz. Lá somos da mesma grandeza da nossa secretária, lá ninguém trabalha puxando o tapete do outro, lá não tem isso de chefe mostrar que é chefe por poder piorar nossas vidas, muito pelo contrário, nossos chefes se preocupam com nossos problemas, nos orientam, reconhecem que somos seres humanos. Nossas enfermeiras conhecem a fundo cada um de nós, são como irmãs, mães, sempre amigas, e nossa secretária assume um guerra por qualquer de nós, rogando muito mais complacência do executivo que tomadas radicais...Assim, temos vergonha de decepcionar os nossos chefes, e o resultado é Um trabalho de boa qualidade e uma equipe super feliz.

    ResponderExcluir
  9. Palmas para o seu comentário, Janaína!!!
    Essa vedete (Tania) não vale NADA!!!
    Parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Edilene! Primeiro, quero parabenizá-la por seu blog: textos bem escritos e um layout (aparência) legal! Admiro isso.

    Concernente à Agente Comunitária de Saúde, Janaína, não acho que você devesse ficar apenas com a versão dela. Como comentado supra, você foi ao distrito de Rua Nova apurar o que realmente aconteceu? Para tal, tem de ouvir todos os lados: o dela (claro), o da prefeitura (sobretudo o pessoal do PSF 2) e membros da comunidade ruanovense. Pois bem, me parece que faltou as demais óticas.

    Quem conhece Janaína sabe que ela não é má profissional, mas que, ultimamente, por envolvimento com amizades duvidosas, ela mudou radicalmente, chegando ao ponto de, como relatado em comentário anterior, faltar vários dias sem justificar as faltas. Sobre as amizades, cada um é livre para escolher os amigos que quiser, mas, em se tratando de alguns casos (como ACS, médico, professor etc.), não convém estar com "todo mundo". Afinal, o trabalho dela tem de passar credibilidade. Estando com pessoas que têm uma vida desregrada e, consequentemente, faltando direto e fazendo mal seu trabalho, não haverá como ter credibilidade. Segundo informações, ela mal ia atender nas casas. Ora, seu trabalho não é este?

    Admiro sua iniciativa em escrever um post em defesa de alguém. Mas, como dito, é sempre bom ver todos os lados e não ficar com a visão unilateral das coisas. Janaína fez algo de errado, segundo dizem em Rua Nova. E não fez somente uma vez: foram ações reiteradas. No que cerne à convivência familiar, pergunte aos vizinhos como é o tratamento dela com sua mãe. Dá ojeriza ouvir os relatos do modo de tratamento dela para com sua própria mãe! É uma barbárie!


    Um abraço para você, Edilene.

    ResponderExcluir
  11. Por favor,

    Não concordo com as ofensas de cunho pejorativo. Dona Tânia não é uma vedete, ela é uma enfermeira, e peço portanto o respeito que ela merece. A análise pode ser voltada para ela , em forma de critica, de maneira elegante. Não há espaço aqui para esse tipo de ofensas. Não gosto disso.

    ResponderExcluir
  12. Meu Querido último anônimo,

    Ainda não fui não..Lá em Rua Nova, porque achei que poderia soar como fuçadeira atrevida. Eu apenas recebi Janaina aqui e dei essa força da postagem, mas...Pelo que estou vendo...Quem não deve não teme: Por que ela desistiu de lutar?
    Bem, segundo eu soube ontem o caso será mesmo resolvido pela comunidade. Enfim, o julgamento que sair da comunidade é o que devemos ter por correto, e não precisamos mais ouvir ninguém.
    Agradeço a sua participação no blog. Você é educada(o). É disso que eu gosto.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelo elogio me considerando educad@!

    Pois é, é o que disse: para que até a credibilidade de seu blog não seja comprometida, bom é expor todas as visões, minha querida!

    Ah! E o primeiro anônimo está enganado: a mãe de Janaína sabe muito bem onde a filha se encontra. Ela sempre vai para João Pessoa. O tratamento dispensado à sua mãe é da pior forma possível. Dá asco saber das agressões verbais e físicas que essa desnaturada (não tem outro termo, infelizmente!) inflige à sua genitora!!! Só que há um Deus que cobrará dela, e isso não tardará, pois a Bíblia nos recomenda honrarmos nossos pais, sob pena de termos nossos dias diminuídos na Terra!

    Você gostaria de ser tratada dessa forma por algum filho seu, Edilene?!?!?!

    Deus tenha misericórdia dessa vida!

    ResponderExcluir
  14. Querida,

    A credibilidade do blog não será comprometida, pq em momento algum eu deixei o leitor enganado. A postagem foi feita somente com os argumentos da ACS, e claro que a administração tem sua defesa,e não descarto a elegância com a qual têm mantido sigilosos os fatos que podem ser sinais e sintomas de uma pessoa que precisa de cuidados.
    Há que se haver também o interesse do PSF II quanto a esse tratamento de mãe e filha, pois algo existe por trás dessa " anormalidade" comportamental da moça( se realmente procede) Como disse Rosseau " Todo homem nasce bom, a sociedade é quem o corrompe"
    Faz parte da equipe do PSF interagir nessas situações,tentando também a conscientização pela paz familiar, porque saúde é um estado geral de bem estar, e não somente a ausência de doença. Vamos esperar em Deus , há de surgir esse espírito de amor em todos,em nome de Jesus.
    Quanto a sua pergunta...Qual mãe quer ser maltratada? São coisas da vida...infelizmente, mas como dizia vovó: Uma mãe é para cem filhos, mas cem filhos não são (todos) por uma mãe".

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário.