10 DICAS PRECIOSAS PARA VESTIBULANDOS

Fui convidada por alguns amigos de Sertãozinho e outros de Belém para participar de cursinhos pré-vestibular em ambos municípios, para ajudar as pessoas que irão concorrer às vagas dos cursos das universidades  da Paraíba. Infelizmente, não tenho como fazer esta bondade em sala de aula, uma vez que ando às pressas nessa vida de trabalho, família, estudos, blog e outras coisas mais, por  isto, decidi que posso ajudar a todos ao mesmo tempo, aqui pela internet.
Vamos começar hoje essas aulas das 10 dicas.  A minha idéia inicial é fazer com que os vestibulandos tenham uma noção sobre algumas palavras ,siglas ou expressões que derrubam o aluno que sabe a questão quase toda, mas derrapa porque na hora ou dá um branco, ou por que cai nas "pegadinhas do vestibular". Pequenos detalhes marcam pontos,queridos e queridas!
Vamos iniciar com GEOGRAFIA?
Lembrem-se que Geografia se aprende com mapas. Não sintam preguiça de abrir o livro e olhar os mapas.

1- Em Geografia vocês poderão encontrar setentrional ou meridional. E então? Sempre que a prova de Geografia se referir a setentrional o assunto é NORTE,portanto, sobrou  meridional  que é SUL.  Lembrando aqui de uma dica de português para fixar legal..O que é estar desnorteado? Perder a cabeça,né? Então Norte é pra cima...Isto mesmo lembrem-se das suas cabeças que vocês  lembrarão que no Globo  terrestre o NORTE é pra cima...E o Sul é prá baixo...se o Norte está como se fosse   cabeça, o SUL é pra baixo o sul é o   ...Ah, juizossssss  ...O Sul não  é nada disso que vocês estão  pensandos, é o seu Rio Grande do Sul! rsrsrs.

2- O w em geografia poderá estar fazendo vocês terem dúvidas sobre leste ou oeste...Lembrem-se que os filmes de faroeste têm aquelas plaquinhas  no saloon , com a palavra WEST...Então o w vem de FAR  ...OESTE. É oeste! É oeste! Ai ai ai, nós somos bons de filmes!
3- Não caiam na maior velhice de todas...Realmente a Amazônia não é o pulmão do mundo.Isto é brasileirice e pegadinha nacional. O "pulmão do mundo" está nos oceanos, nas algas marinhas, ok?
4- Localizar oriente e ocidente no mapa é muito fácil...Lembrem-se que a Paraíba é o ponto mais oriental das Américas, com aquela nossa famosa frase"Onde o sol nasce primeiro"..Então tudo o que está " de frente" para o lado direito da Paraiba que você olha no mapa,  para aquela ponta da Paraíba, é oriente: Olhe a África!!! Uhuuuu... Assim vocês já sabem que oriente é onde o sol nasce...logo também é LESTE! Muito bem! Vocês são  demais!
5- Uma dica legal  é vocês não confiarem  muito nos números da geral  quando o assunto é Geografia...Por exemplo? A China é o pais mais populoso do mundo, mas  a maior parte da sua população,53,54%  é rural, e apenas 46,46%  da população chinesa é urbana. Tá vendo como vocês precisam  mexer com os números da Geografia?
6-O efeito estufa não é um mal,  dependemos dele para vivermos, pois ele aquece o planeta, caso ele não existisse a terra seria um verdadeiro freezer...O mal é o aquecimento global .Prestem atenção nisto, e pesquisem sobre GEE ( gases do efeito estufa).
7- Quando a prova de Geografia falar sobre energia, pelo amor dos seus pontinhos não enfiem logo a imagem de uma lâmpada nas vossas  cabeças, por que vocês irão  se danar de poste prá baixo bem ligeirinho... ENERGIA em uma visão geral é MOVIMENTO. O que gera energia ( movmento) ? Carvão faz vapor que faz máquina funcionar( movimento) Prestem atenção aí nessa que tem tudo de parceria com REVOLUÇÃO INDUSTRIAL...Sacaram a paradinha? É a energia tirando o homem da vida artesã( trabalho com as mãos, manufatura) e impulsionando as fábricas. Petróleo entra dentro do tanque do carro e faz o carro andar( movimento), água tem força para girar turbinas( movimento) e produz aí sim...Sua lâmpada acesa, ô Einstem!!! Qual seria a energia do nosso corpo? Bem, se você pensar bem direitinho...nossa usina depende mesmo da GLICOSE. Olha aí...glicose que  lembra o que? Açúcar? Poxa! Como vocês são espertos...E açúcar lembra cana e que ...ôs alunos bons, meu Deus, eles sabem... Lembra álcool...Que tem apelido bonito: Álcool e ETANOL são a mesma coisa, galera!  Descobrimos juntos que carvão, petróleo, água e álcool(etanol) são energia! Uêba, mestres!!!
Alguém já ouviu falar em energia renovável? É aquele tipo de energia que a natureza renova...solventochuvamarés e calor. * Temos uma  tal energia eólica, ok? E ela é de onde? Muito bem, cabecinhas de ouro, dos ventos! Pesquisem assuntos sobre este tipo de energia e também sobre hidrelétricas, lembrando de observar os impactos ambientais causados por algumas hidrelétricas
8- Falando em Cana- de- açúcar, nem pensem que o ciclo do ouro branco  só vai cair em prova de História...Lembrando lá sobre escravos, casa grande, holandeses e outros babados...A cana- de- açúcar, o ouro, o ciclo da borracha ,o gado, o café e a  indústria( lembrem de olhar indústria automobilistica do governo JK) podem ser assuntos de geografia em MIGRAÇÕES( exodo interno, mudanças de cidade para cidade, estado para estado, dentro do país)...Foi depois do declinio da cana- de- açucar no nordeste que a galera aqui de riba começou com esse negocinho de arribar a trouxa e se mudar mais prá baixo, portanto,olho nesse lance importantissimo: Os ciclos econômicos estão diretamente ligados às MIGRAÇÕES. Faltou a farinha , a sobrevivência, o cabra corre prá onde tem emprego que gera alimento,né? Não tenham  pressa de fazer a prova. Ela depende muito desse  senso crítico, da análise!
9-SIGLAS ...Vocês devem  enfiar os olhos nelas. Tenham certeza que vocês irão dar de cara com IDH  e  PIB na prova. Eu vou  ajudar no primeiro, no segundo vocês , por favor, façam o  dever de casa. Bem o IDH é o índice de desenvolvimento humano. Ele é medido por fatores que asseguram a qualidade de vida. E quais são esses fatores? Bem, a expectativa de vida ao nascer ( quantos anos viverão determinadas pessoas que nasceram no mesmo ano)...Por que elas têm este tempo como expectativa de vida? kkkk Pensando, pensando, galerinha herdeira da Grécia...Vida boa não quer pressa de nada, nem de morrer né?...Isto mesmo.  O cara come melhor,tem boa saúde ( vai viver mais )  tem uma boa EDUCAÇÃO ( ?)...Mas para o cara ter uma boa alimentação,saúde e educação...Ele está em um lugar DESENVOLVIDO OU EM DESENVOLVIMENTO..Isto quer dizer ECONOMICAMENTE E ECOLOGICAMENTE equilibrado: água potável e rede de esgostos ( saúde feita com prevenção) e tcham tcham tcham poucos analfabetos ( quem sabe ler, sabe se cuidar melhor, está sempre informado quanto à prevenção, vai adoecer menos e viver mais) e mais o que que gera vida longa? EDUCAÇÃO que fará melhor emprego com ... EXCELENTE RENDA?!  Ops, parabéns !!! É PIB...É PIB É PIB É PIB É PIB!!!Vá SA-BER: PIB PIB PIB PIB 
10- POPULAÇÃO...Imaginem aí o que está acontecendo se a expectativa de vida é maior...A população envelhece? Eita! E? Como andam mesmo as previdências? Eita! Um montão de aposentados, é? Hummm...E a mão de obra, heim? Será que hoje é mais caro ou mais barato contratar pessoas da terceira idade? O Brasil está preparado para uma população idosa? ATUALIDADES sempre serão assuntos de REDAÇÃO...O mundo inteiro precisa ser visto por vocês, é a tal GLOBALIZAÇÃO em que o Brasil está enfiado e dependendo  de vocês como  excelentes profissionais. Por isto estou aqui  ajudando os meus leitores e o meu país, mas vocês devem   enfiar os olhos nos jornais,na  TV, nas  revistas, na  internet, nas provas antigas dos vestibulares, vídeos do youtube  e ouvir bem ouvidinho os  professores. Sala de aula com barulho e bolinhas de papel voando, enquanto o professor tenta explicar o assunto ?! Sinceramente, gente, não é coisa de quem quer passar no vestibular! Fiquem comportadinhos, meus amores...fiquem. A farra é lá fora, depois do portão da escola.
Espero que tenham gostado da nossa primeira aula. Faremos aula de História  amanhã. Sábado teremos Português. Vocês são os meus alunos virtuais, e recebem as dicas que separei para vocês com  todo  meu carinho.
Deus esteja guiando os vossos estudos!

"Se não podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue"Santo Agostinho

Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.