AS 10 DICAS DE HISTÓRIA GERAL

Olá ,meus amores e minhas amoras!
"A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria- frase de Santo Tomas de Aquino"
Estamos aqui com a ajuda de Nosso Senhor Jesus Cristo, para iniciarmos a jornada dos nossos estudos de  História Geral.  Soltem o desânimo no lixo, e enfiem o pé na  tábua da fé. Vamos lá?
1- Vocês encontrarão Grécia e Roma como assuntos iniciais do vestibular da UEPB. Motivo muito simples: devemos muito a estas duas civilizações clássicas. A Democracia e o teatro que vieram da Grécia são tão importantes quanto o Senado e o Direito Romano .São  heranças maravilhosas que chegaram aos nossos dias. O que vocês devem saber sobre  essas duas civilizações para marcar uns pontinhos bem legais na prova? Comecemos pela Grécia, ok?Esse pessoal começou a se organizar como sociedade desde a civilização micênica, dois milênios a.C. Vocês lembram de Ulisses, Aquiles e do rei Agamenon?( pessoal do filme Tróia...Assistam esse filme)...Pois bem, eles vieram desta civilização micênica.
 2- História fala de lugares também, por isto fique por dentro da  localização da Grécia Antiga.: Sul da Península Balsâmica...
3- Como eles se organizavam socialmente? Eles tinham uma familia patricarcal, o pai era o chefão. Por isto o pai da familia fulana de tal dividia tudo o que plantavam no GENO ( uhuuu vocês acabam de descobrir que genética, genitor e gentílico são palavras que vêem da grécia  por que vocês não são bobos e perceberam o pedacinho GEN, de GENO). O sistema gentílico, formado pelas unidades denominadas GENO, era isso, gente: não havia governo, o chefe de cada família dizia as normas e toda a família o obedecia.Quando o coroa morria, o filho mais velho assumia o poder . Como chama-se o filho mais velho? Isto mesmo: PRIMOGÊNITO. viram que Primogênito tem pedacinho de GEN? Oba! Vocês são super observadores.
4- Como se divide a História da Grécia? Em períodos : Período micênico, período pré- homérico, período arcaico,período Clássico. Fiquem ligados que foi no período Clássico, século V a.C, que o vestibular vai chamar de ERA DE PÉRICLES ,SÉCULO DE OURO, OU AINDA DE APOGEU DE ATENAS, . Cada período tem a sua importância, por exemplo? O período pré -Homérico é o da formação dos genos. O mesmo período que será conhecido como o do povoamento da Grécia antiga, e também da invasão dos dórios, que será também poderá ser chamado  de ERA DAS TREVAS ou PERÍODO DO BRONZE..Por que trevas? Por que acabou o sossego dos Jõnios e eólios , povos helenos  que viviam em paz no seu cantinho( na Hélade) até que os dórios chegaram ente 1.200 a.C e 1.100 a.C criando guerra com eles e querendo que eles fossem seus escravos.Os dórios usavam armas, eram violentos, daí por que Esparta tem sua educação.
5- É verdade ou  mentira? 
a- Os gregos nunca se chamaram de gregos ,mas de helenos? É VERDADE. Quem começou a chamá-los de gregos foram os romanos. Eles também não  diziam ser da Grécia, mas da Hélade.
b- Os dórios são os antepassados dos espartanos? É verdade. 
c- Clístenes foi contra a Democracia? É mentira. Clístenes é conhecido como o Pai da Democracia
d- As mulheres tinham acesso à educação e participavam da vida social e política em Atenas? É mentira! Somente as mulheres estrangeiras podiam circular no mundo social de Atenas e encarar os grandes discursos políticos. As mulheres gregas cumpriam os seus deveres de donas de casa e mães de seus filhos, esposas dos seus homens. POR FAVOR, BUSQUEM A LETRA MULHERES DE ATENAS, DO CANTOR CHICO BUARQUE DE HOLANDA. 
e- O casamento com estrangeiros era permitido? É mentira. Péricles proibiu o casamento com estrangeiros, mas depois derrubou sua própria lei, por que se apaixonou por uma estrangeira .
f- Os gregos veneravam a vários deuses? Verdade, por isto a religião deles é chamada POLITEÍSTA.
g- Eles falavam várias línguas? Mentira. As várias cidades estados tinham moeda própria, sistema de governo próprio, mas a religião e a língua eram as mesmas. 
6- Dois fatos muito importantes marcaram o período arcaico: O inicio dos primeiros jogos olímpicos em 776 a. C e a Batalha de Salamina em 480 a.C. Falarei sobre a batalha de Salamina na próxima aula. Não percam.
7- O que são as diásporas gregas? Diáspora significa dispersão ( separação de uma sociedade antes reunida em um mesmo local, mudança de um povo do seu local de origem). Duas diásporas acontceram na Grécia antiga. A primeira ocorreu quando os dórios invadiram a Hélade. Quem não quis se transformar em escravo deles, fugiu. A segunda ocorre quando os genos crescem demais e por falta de terra para a agricultura as familias numerosas começam a buscar outros lugares para sobreviver. A Grécia antiga tinha apenas 20% do seu território continental ( terra firme) o resto era só mar...A população cresceu e cadê terra para a plantação? Essas diásporas serão responsáveis pela formação de colônias gregas na Ásia menor e ao redor do Mar Mediterrâneo.
8- Os gregos se tranformam em excelentes navegantes no Mar Mediterrâneo, assumem novo modelo de vida e começam a comercializar ( olha aí a mudança na economia..sairam dos genos...não é só agricultura que manda mais no pedaço.Eles irão se organizar com outro modelo político...Não é mais o pai que manda na família ...Haverá governos nas cidades estados) e por este motivo formam colônias ricas. Melhoraram de vida , aumentaram a expectativa de vida...Uhuuuu!A população aumentou de 600.000 no século VIII a.C. para  torno de 9 milhões, Isto  fez com que no século IV, a Grécia já possuísse a economia mais avançada do mundo.
9- Eles tinham valores iguais na sociedade ?: Não! Os gregos inventaram a  hierarquia social.
Em Atenas :
Eupátridas - eram cidadãos atenienses. Tinham direitos políticos e participavam do governo. Constituíam a minoria da população (cerca de 10%), sendo que mulheres e crianças não faziam parte desse grupo.

Metecos - eram os estrangeiros que viviam em Atenas. Não tinham direitos políticos e estavam proibidos de adquirir terras, mas podiam dedicar-se ao comércio e ao artesanato. Em geral pagavam impostos para viver em Atenas e eram obrigados a prestas o serviço militar.

Escravos - formavam a grande maioria da população ateniense. Para cada cidadão adulto chegavam a exisitir cerca de 18 escravos. Trabalhavam no campo, nas minas e nas oficinas. Eram considerados propriedade do seu senhor, mas havia leis que os protegiam contra excessivos maus-tratos.

Em Esparta:

Esparciatas - eram os cidadãos espartanos, que permaneciam à disposição dos negócios públicos e serviam ao exército, tendo como missão repirmir escravos e combater os inimigos externos.

Periecos - eram homens livres, que se dedicavam ao comércio e ao artesanato, Serviam ao exército em caso de grande necessidade, mas não tinham direitos políticos (não participavam de órgãos do governo).

Hilotas - eram servos presos à terra dos Esparciatas, sustentando-os com seu trabalho. Os Hilotas insubmissos eram mortos sem julgamento. Apesar da opressão, promoveram frequentes revoltas contra o Estado espartano.

Os gregos eram simpáticos?
Bem, como as cidades gregas mais estudadas são Atenas e Esparta( depois falarei para você um pouco sobre Tebas)...Vamos ver pelo lado delas duas.
Atenas era a cidade dos filósofos, do povo que fala bem, onde se desenvolveu a comunicação. Eram amantes da sabedoria, do teatro, da música. Por este motivo eram mais simpáticos, mas não fugia da guerra...Tinha a liga de Delos, foi a supremacia ( a superior no mundo grego por muito tempo).

Esparta era lacônica e xenófoba...Matava seus meninos fracos que não tinham físico aprovado para a vida militar. O que significa esses dois palavrões? LACONISMO : HÁBITO DE FALAR POUCO. XENOFOBIA: DETESTAR ESTRANGEIROS.
Acreditavam que matar as crianças do sexo masculino ( que nasciam raquiticas ou com deficiência fisica era um métofo de controle populacional e proteção ao militarismo e não um crime).Deu para sacar por que Atenas é a queridinha dos autores e estudantes de História, né? HUMANISTA, ELEGANTE
Bem queridos,hoje ficamos por aqui, mas ainda falaremos muito sobre a Grécia...Até que cheguemos aos estudos sobre Roma, certo? Espero que tenham gostado da aula de hoje.Deixo o meu abraço carinhoso e peço que vejam o  slide da professora Jack Póvoa que eu trouxe para vocês fixarem melhor o assunto. Bons Estudos!

Ah, galeraaaaaa...Amanhã temos aula de Português,heim! Não percam as dicas que vou dar sobre redação!

Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.