PERDÃO PELO ATRASO...AULA DE HISTÓRIA DO BRASIL

Queridos e Queridas,

Eu sei que estou devendo uma aula de História do Brasil para vocês, mas ontem não deu para postar, por que quando estava preparando a aula, separando os tópicos, aconteceu que esbarrei com alguém aqui na net e ficamos algum tempo trocando informações que não poderiam mesmo ficar pendentes, tão pouco imprecisas,carentes dos elos da coesão. Como a net às vezes não dá tudo, a conversa teve que ser deixada na mata de transição do Cariri, e se estender pelo telefone...b lá blá blá blá 35 anos de conversa. Quando sentei aqui para colocar a aula em dia... SPLISH SPLASH: Um escurinho em Belém, sem chupar drops de Anis, perto de muitos problemas, longe de um final feliz... Faltou energia! Peço mil desculpas a vocês, amorecos.
Bem, vamos ao que interessa? Gente, não vou dar um aulão requintado, continuo com a idéia dos retalhos  mais coloridos ok? Vou balacubacar os pedacinhos .Vou BRINCAR falando de coisa séria. por que sei que  esse negócio de cara feia não deixa muito proveito..."Simbóra mais eu"?
RELEMBREM ISTO:

1- No Brasil colônia os fatos importantes se iniciam com a chegada dos portugas e passam logo para a evolução   ao cabo das expedições.Por isto, vocês têm que saber que as expedições exploradoras são as que os portugas vieram ver a terra Brasil e o que tinha nela, vieram  .EXPLORAR : "ZOIAR" TUDO, DAR NOME AOS LUGARES,RIOS, MONTANHAS, e o que mais? CARREGAR o que acreditavam que servia para a METRÓPOLE. Lá se vai o Pau Brasil, né? Outro tipo de expedições que vocês acharão ? As  expedições guarda costas ou costeiras...Que nada mais são que a tradução temporal de Portugal tomando conta da costa brasileira. Olhando de frente para o mar, para sacar  se algum navio engraçadinho e estrangeiro estava invadindo o Brasil...E Portugal era besta para fechar os olhos e perder esta riqueza?! Pesquisem sobre isso, minha gente. Essas expedições têm datas e nomes famosos.cliquem aqui para saber mais
2- ESCAMBO. Que palavra é essa? Lembram que a professora falava que os portugas enganavam os índios com objetos baratinhos e levavam o PAU BRASIL? Pois isto é ESCAMBO, ou seja, significa troca...Os famosos amigos da onça, os tais dos portugas,né? Indio Olhando espelho, portuga levando Pau Brasil. Foram eles, os portugas,  que iniciaram essa coisa de acabar com a nossa mata atlântica. FEDAMÃES!
3- FEITORIA- Isto é a mesma coisa que falar armazém, galpão...Era onde os portugas faziam o armazenamento do Pau Brasil já cortado. Iam juntando a madeira dentro dessa tal de feitoria, para quando o navio chegasse a matéria- prima já estar quase dentro dele...Rapidinhos como a Viação Cometa, os portugas foram para capar o nosso solo. É por isto que brasileiro adora fazer piada dizendo que portuga é bobo...Só de despeito, por que de bobo portuga não tem nada!
4- Em 1934 é que esses malandros vão deixar de ver o Brasil apenas como terra do arranca tudo e aí sim, dividem o Brasil em pedaços de terras para serem administradas e habitadas diga-se de passagem pelas espécieis mais antisociais de Portugal. Quem se aprofundar mais entre História e Literatura  vai ler algo de GREGÓRIO DE MATOS GUERRA criticando a "elite' que os portugas criaram no Brasil cliquem aqui para ler. Não pasmem, ele fala em putas e ladrões...O Boca do Inferno era desmantelado, escrevia prá ninguém botar defeito, mas não tinha arrodeio (  pelo amor de todos os pontos, não coloquem palavras assim em vossas redações .Gregório podeeeeeeee, vocês não podemmmmm)
A tal partilha de terras, nossa primeira "Reforma Agrária" que tirou  a terra do índio e deu para o "Saltimbranco" são as  famosas Capitanias hereditárias...Que deu em que? FRACASSO DE MUITAS! E só duas se deram bem...Quem não lembrar essa, pelo amor de Deus, faça uma sopa com um livro de História e glut glut glut...deixe o cachorrinho beber que ele vai latir: au au São Vicente e Pernambuco.
5- O açúcar será assunto dessas duas capitanias hereditárias, e aí é importante saber o que é SESMARIA  E PLANTATION e saber  que o gado será o responsável pelo inicio da interiorização do Brasil...Sabe por que? Tava tudo no litoral né? Todo mundo arrancando a mata, depois plantando a cana de açúcar em grande quantidade( PLANTATION)...Mas o pessoal além de precisar do boi para carregar o produto dos canaviais...precisava para se alimentar, então precisava ter muito gado...Mas se o boi e a plantação estivessem perto o que aconteceria? O boi lepithy: comeria a plantação...
Prestem atenção nessa, por que será assunto não só de História do Brasil,mas da Paraíba também ( olhem para o selo da Paraíba..tem cana, e tem gado, tem litoral e tem sertão...). Essa vida do gado inicia  o povoamento do sertão, o Brasil vai crescendo em população, espalhando o povo por regiões...SESMARIA é o inicio da documentação oficial para que a terra no Brasil fosse utilizada para a plantação, e aí você vai encontrar Martim Afonso como o primeiro cara a receber o Brasil como  terra para ser administrada. Por favor, descubra o primeiro imposto pago no Brasil... Ah, vocês irão demorar,é...? Minha gente, eu estou com fome, tá? Tudo bem, dou uma dica: Dízimo pago à Ordem de Cristo...Mas como Cristo não recebia, a Ordem era Portugal enfiar a grana do dizimo  nos cofres.
Como o gado é assunto de POVOAMENTO, quero pedir a vocês que leiam mais sobre o assunto...Vou deixar um link heim...Olha lá a fidelidade com o assunto: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=388 .
Também deixo um slide bem legal, e ó : Nossa próxima aula vai falar sobre OS BANDEIRANTES. Não percam. Beijinho ,beijinho. Estudem para não levar pau pau.!!!
Olhem o slide da Elaine Pavani.
"Rir de tudo é coisa dos tontos,mas não rir de nada é coisa dos estúpidos". Erasmo de Rotterdam
Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.