CHEFE OU LÍDER DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

AS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER SÃO SUPERIORES ÀS CARACTERÍSTICAS DE UM CHEFE



O BLOG OLHO DE MULHER ADVERTE: TIREM  AS CRIANÇAS DA NET, ESTE ARTIGO CONTÉM PALAVRÕES NECESSÁRIOS...TEM DIAS DE QUE NADA DIZEM TUDO!

A primeira diferença entre um chefe e um líder é que um chefe dá ordens  e o um líder faz convites. Enquanto o chefe  diz VENHA ou VÁ, o líder pergunta:- VAMOS?
Um chefe tem um tabuleiro de normas que para ele significam limites econômicos. A empresa parece ser feita com o dinheiro dele. Porra! Até a empresa pública!? (É, meus amigos, eu estou xingando, tirem as crianças da net)  Aham! Em alguns casos há esse tipo de chefe nas repartições públicas...
Falou em dinheiro para um chefe? Ele diz NÃO DÁ,NÂO PODE, VOU VER, TALVEZ .Tudo isto na verdade é um NÃO e, por mais mansinho que o chefe se comporte, ele quer atingir a fama na empresa e o sorriso do seu superior, por que o papel dele é FAZER O primeiro, o segundo, o milésimo BEM MAIOR À EMPRESA...Só lá na casa dos decimais é que estamos nós; Quando a coisa não dá mais para segurar     e  a galera   consegue algo, e o chefe tira a maior casquinha de "ESTOU FELIZ POR QUE CONSEGUI ISSO PARA VOCÊS." Diga aí se não é foda um lance desse?! O chefe "troca de lado" rapidinho, só para mostrar que sempre esteve conosco...
Um líder tem um leque de opções. Quando o plano A não dá certo. ele convoca o grupo e juntos aplicam o PLANO B. Ele busca conquistas  para todos, ainda que a sua pele pague o preço mais alto. O líder não é omisso diante dos desagrados, e não é por querer se mostrar que ele se faz presente nos momentos do combate...Isto está no sangue dele. São os esboços de como se resolver problemas humanos e sociais que tornam um líder atuante, por isto ele se alimenta de problemas para resolver, desabafos para cumprir a ordem do seu carma. Ele tenta algo, mesmo quando a maré não está para peixe. Por que um líder não dorme satisfeito se as omissões estiverem deitadas ao lado do seu travesseiro carona.
Um chefe escolhe os amigos maiores, mesmo que eles sejam poucos, por que um chefe curte a vaidade dos bons lugares. O líder escolhe reunir vários diferentes  e formam uma mega equipe de igualdades, por que ele adora fazer melhores momentos.
Um líder agregador é um fiel conservador de pessoas. Confiando que cada indivíduo tem o valor das  emoções pessoais como contribuição ou negatividade, o líder aprende a conviver com todas elas e a extrair o melhor da contribuição de cada uma. Ele não espalha pessoas, não deixa algumas para depois, não julga uma  pessoa por algo que falam dela. Ele convive a individualidade e consegue reunir pessoas diferentes em torno de um grande motivo.
Um chefe quer ver o ambiente do seu jeito, é na base do ou isso ou isso mesmo ou então só isso aqui, por favor, por que é o que convém para a empresa. Um líder ajuda as pessoas a construirem  um ambiente harmonioso , recebe grandes idéias e se prepara para as mudanças.
Um chefe reclama dos erros com a sua equipe de semi andróides que só fazem o que ele quer, e manda algum cabo de manda chuva espalhar a nova ordem. Um líder elogia os acertos, analisa  o risco benefício para todos, aconselha os colegas a manter os pés no chão e na hora exata  coopera  com  as melhoras.
As palavras de um chefe são geridas pela vaidade do poder, as palavras de um líder geradas pela motivação que visa a união e o sucesso do grupo.
Para ser um chefe você consegue com os seus próprios  esforços.Até  passando a perna em alguém, se chega a ser um chefe,não é mesmo? JereLee Handall, personagen central do livro A  mulher Só,  de Harold Hobbins, fez horas de cama para chegar a ser chefe de si mesma ! A literatura mostra parte das coisas que são possíveis de acontecer no mundo das ambições, a exemplo disso podemos citar também Kate Blackwell, personagem de Sidney Sheldon no livro O Reverso da Medalha, que tem por iniciativa de intencionalidade  ser uma mulher guerreira,desafiando os maiores capitalistas. Não é a riqueza que desnuda o poder de Kate, mas a fortaleza da sua personalidade de estar sobrevivendo entre as serpentes dos negócios. As empresas  nem sempre exigem muito caráter de um chefe, não é mesmo? Mas a humanidade sim!
Para ser um líder, você só consegue quando pessoas te seguirem por livre e espontânea vontade de lutarem com você pelo mesmo objetivo.
Ser chefe é ser um elo do patrão , da instituição, da empresa. Ser líder é ser a corrente que sustenta a vontade de realização  de uma multidão!
Eu gosto muito mais dos líderes e tenho muita facilidade em reconhecê-los. Um chefe é por si, um líder é por nós. 


Pode copiar. O texto é meu e o sentimento é de muitas pessoas que não têm como missão fazer o mesmo desabafo.

Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

1 comentários:

Faça o seu comentário.