FAZENDO O BEM : E A PROVA DE REDAÇÃO AMANHÃ, GALERA?

 Já dei umas dicas legais aqui no blog sobre redação, mas vou requentar a memória da galera que vai enfrentar a prova do ENEM amanhã.
Redação tem título ou não tem título? Tem sim. E a elegância? Ah, sabe o que é ser elegante? Em redação não é usar uma roupa super chique e saber andar de salto alto,menina. Também não é escrever sobre cortes de cabelo da hora, rapá! Ser elegante é você não ferir os direitos humanos. Não escreva nada preconceituoso, nada vulgar, nada que faça com que o examinador pense " candidato despreparado para conviver com as diversidades sociais". Elegante é você mostrar que usa  a lingua portuguesa para, com todo respeito e muita clareza,  tratar com outras pessoas sobre os  assuntos da humanidade. Elegante é você ser uma peça social, e não um indivíduo, por isto nada de EU ou de verbos em primeira pessoa.Seja elegante, sinta-se acompanhado : sabemos, vivemos, queremos, estamos... Escreva em terceira pessoa. Uma boa tática para "terceirizar" a sua presença, quando estiver escrevendo a redação,  é imaginar que você está falando em nome  de um grupo de pessoas que pensam o mesmo que você.
Use palavras cristalinas.Como assim? Sem gírias, sem abreviações do internetês:  vc, pq,tb, blz,aff. Ser elegante não é escrever uma redação com palavras requintadas, como se fosse um político  falando para a imprensa (devir,incontinenti,pragmatismo, sistemático, inexorável,pífio, cerne) . Ser elegante?  É escrever com civilidade. É ter uma  opinião e fazer com que esta opinião seja conveniente para o momento ( tema) e apreciada pelo receptor. Lembre-se que a arte da escrita é conseguir a atenção do  leitor, mas para isto não é necessário  um estilo agressivo ou repetitivo. 
Ser elegante ?  É não escrever com letras enormes , mas também não é para escrever com letras  formiguinhas. Ser elegante?  É não escrever palavras que ultrapassam a lateral  ou o rodapé do quadro da redação. Ser elegante ? É não ser mesquinho. Pelo amor dos seus pontinhos, não vá inventar de fazer uma redação magra, com menos de 8 linhas. como se fosse o conceito de um teórico. Faça uso da folha, ela não morde!
Outras regrinhas básicas: 
Não comece uma redação com uma frase que repete o título da redação.
Evite rasuras, mas, se elas ocorrerem, coloque o erro entre parênteses
Use a melhor letra que você sabe fazer, qualquer tipo, mas não faça mistura dos tipos. 
Evite as frases universais dos cabeças clonadas , coisas do tipo: Atualmente sabemos, Hoje em dia, A sociedade não acredita nos políticos, o governo tem que resolver isso. Não jogue a responsabilidade da redação para os outros. Ela é toda sua. Você é quem opina , você está dentro dela. Em grupo, em  terceira pessoa , mas está atuando como líder. Você vem expor a realidade ao rei ( o examinador) sempre falando em terceira pessoa e sem se dirigir ao monarca . É você que expõe conhecimento de causa e oferece soluções apreciáveis . Soluções  com logicidade incontestável Soluções que ,para o bem de todos, o rei pode até não concordar totalmente, mas...Qual rei inteligente não dá ouvidos a um líder ?  E rei é bicho besta? Rei que é rei  conhece sábio que pode ser muito útil para o reino!  Os preparados passam a ser convidados para o banquete dos reis. É por isto que a redação é importante, querido(a).A escrita é a forma de vida do nosso pensamento que pode ser vista. A redação é uma prova da nossa postura, atitude e ação.
Aconselho que faça uso do  rascunho, revise o texto e só depois de observar se evitou o  uso exagerado dos adjetivos, as ambiguidades (veja se   seu , sua, dele, dela, ele , ela, não estão provocando duplo sentido) se  as concordâncias verbais e nominais estão corretas, é que deve passar a redação para a folha  original.
Entre no palácio. O rei espera "ouvir" você.
Boa prova !
Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.