HOJE É DIA DO SERVIDOR PÚBLICO








A  criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil ocorreu em 1937, no governo Getúlio Vargas.
Em 28 de outubro de 1939,Getúlio fez uso da garantia moral e legal do art.180 da Constituição e, em cumprimento do art 156, fez  nascer o decreto de lei 1713 para dar vida ao Estatuto dos Servidores Públicos da União. Assim sendo, o dia 28 passou a ser o nosso dia.
Em 11 de dezembro de 1990 nasce um novo Estatuto dos Servidores, regulamentado pela lei 8112 que modificou algumas coisas da antiga lei 1713, mas não mudou o 28 de outubro, dia em que comemoramos a nossa existência como agentes dos serviços públicos do país.
Somos nós que representamos a administração pública ativa, nós que damos ação aos gostos das determinações legais do executivo e observamos os limites gerados pelo legislativo. Nós que fazemos valer as rentabilidades do dever fazer. 
Somos nós que damos pernas e  braços ao movimento do nosso território organizado pela política. Somos as forças física e mental do corpo da administração que tem por principio ser eficiente e por finalidade fazer fa melhor maneira possível o bem estar social, sem escolhermos  cara, cor,credo, partidarismo e opiniões. Vejam quem somos com orgulho 3D: Nós somos a funcionalidade do Brasil político para o Brasil civil,  militar e democrático. Qual membro das forças armadas não depende de nós? Em qual trincheira das batalhas não precisam de nós? Nós somos o saúde, a segurança, a educação, o transporte, a construção, as ciências e tecnologias. Somos os guardiões do povo e de nós mesmos que nos guardamos como  povo. Guardiões do povo que nos paga para ter direito a uma vida melhor e bem zelada. Guardiões da nossa pátria.
É nossa obrigação termos um espírito nacionalista e  ético, sem que haja o tombamento  dos nossos joelhos para a adoração ou para a omissão dos erros, das fraudes, da corrupção. Existe  um país inteiro confiando a sua economia às mãos de todos nós. A economia que deve ser repartida para as necessidades dos brasileiros não pode e não deve servir para o enriquecimento ilícito dos falsos guardiões.
Sejamos servidores com muito zelo, com muito amor. Sejamos orgulhosos pela chance de estarmos escrevendo uma boa parte da história do nosso país.


Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

2 comentários:

  1. Oi Domitila,passei pra ver seu blog,muito bom,abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, Marcelo. Sempre leio os seus comentários no Blog do amigo Senador Álvaro Dias.
    Parabéns por atuar como um cidadão crítico e atualizado.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário.