VOCÊ SABE O QUE É APL ?

Meu amor,

Eu adoraria que você soubesse sobre muitas coisas que podem melhorar a sua vida e, consequentemente, a vida de muitas pessoas. Desejo que atuando como cidadão esteja sempre forte em alguns assuntos    fundamentais : espiritualidade, direito, comunicação e autoconhecimento sobre o seu  corpo e a sua mente. Busque temperança em todos os momentos críticos e sabedoria em todos os atos que precisam da sua atuação decisiva e "ousada".
Ensinar e aprender são movimentos sociais que nos transformam em  pessoas mais unidas e preparadas. Hoje tenho algo para dividir com você, por que as coisas boas que descubro pesquisando ou aprendo com alguém são como excelentes filmes que não consigo ver sozinha, pelo meu gosto você tem acesso a tudo de bom. Leitura e cultura em geral farão você crescer mais e mais e melhorar muito e muito o local onde vive. Se você não acredita nisso, experimente se dedicar às muitas leituras ou voltar  aos estudos. Estará sempre feliz por descobrir coisas novas. E pode confiar que as coisas novas e boas geram coisas maravilhosas nessa sua cabecinha , coisas que você pode sentir vontade de fazer.
Você sabe o que é APL? É a sigla de Arranjo Produtivo Local. Hummm...E o que é isso? Aglomerações de empresas,de agentes econômicos, políticos e sociais - com foco em um conjunto específico de atividades econômicas , localizadas em um mesmo território, apresentando especialização produtiva e mantendo vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
Importante? Muito importante. Imagine como seria difícil a sobrevivência de empresas que começam com a  desorganização dos iniciantes. Seria impossível as conclusões das pesquisas ou gastaria muito tempo de observações e erros se elas fossem realizadas  pelos  leigos. E seria um tremendo risco o investimento para os desinformados e sem apoio.
Temos exemplos de APL na Paraíba? Aham! Temos sim...E são muitos. viu? Temos arranjos produtivos locais nas áreas da agricultura, turismo, tecnologia da informação, artesanato, couro, vestiário, sapatos, ovinocultura, caprinocultura , turismo e outros. Muitos desse projetos  foram fechados através de um convênio com  o governo do estado e o BNDES( Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) . Para você ter uma ideia, em 2010 a Paraíba  adquiriu 15,5 milhões para investir nas APLs.
Por que estou falando sobre essas coisas? Por que de repente você está a fim de iniciar um comércio e não sabe por onde começar. Achando que não existe um porto seguro para ser consultado. Primeiro caminho? Busque o informações no site do Ministério do Desenvolvimento, o SEBRAE, o BNDES, ou em caso de você ser da Paraíba busque o NEAPL-PB ( Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais da Paraíba  )
Este artigo também pode ajudar a muitos secretários municipais, gestores, vereadores, presidentes de associações. Por que trata de progresso, geração de renda, emprego, desenvolvimento econômico.
Espero ter ajudado, colocado fogo no seu coração para que tenha vontade de estudar. Espero ter feito você pensar em uma grande ideia para iniciar um comércio, ou tenha feito você pensar em um super projeto para o seu município.


* Este artigo tem a cooperação do meu filho Sergio Israel, bacharelando em Agroindústria-UFPB
Começou mais ou menos assim:
-Mãe, saia deste computador, por que tenho que organizar um estudo sobre APL's
-Saio nada...Como saio se você não me disser o que são APL's? Troco o cumputador por uma aprendizagem.Abracei o computador e esperei " Raé" dizer o que sabia( ele fica fica p da vida se for chamado de Raé).
-Vai ensinar ou não vai,Raé?
E Sergio sorriu dizendo:
-Raé é a cabeça no meu chapé...Ô velhinha curiosa e chatinha, meu Deus!
Aqui em casa é lei: Aprendeu tem que ensinar!
Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.