ÓNDE ESTÁ O PROJETO DA CIDADE CIDADÃ? QUEM ESTÁ CUIDANDO DO SEU LIXO, SERTÃOZINHO?

 Queridos,



A lei 12.305/2010  que trata  dos resíduos sólidos e que, certamente,  serviu de embasamento para a secretária da saúde ir buscar apoio de um profissional técnico da UFPB para elaborar o projeto DEIXE EU CUIDAR DO SEU LIXO, projeto este que foi parar em Brasilia , lá na câmara dos deputados e, claro, apresentado como uma verdade bem intencionada que estava na papelada,  voltou lindo e maravilhoso: premiando Sertãozinho como uma das 5 cidades brasileiras com  o SELO  CIDADE  CIDADÃ, merece ser lida de ponta a ponta  tanto pelos que fazem o poder legislativo  como por todo cidadão  para que tenham entendimento ampliado sobre onde estão as falhas e as farsas do projeto DEIXE EU CUIDAR DO SEU LIXO (" DEUZULIVI")
 Qual cidade que é realmente envolvida com um bom trabalho de coleta seletiva e que, por causa dessa brincadeirinha com  a verdade que a secretatria da saúde de Sertãozinho adora  exibir, ficou de fora dessa premiação heim? Não é uma injustiça um negócio desse? É o tipico movimento  Chico faz bom e perde , Mané finge que faz melhor e leva...
Acontece, meus queridos amigos, que o artigo 18 da  lei 12.305/2010 é clarissimo , tendo fixado  o modelo exato para que a cidade passe a receber recursos federais, logo, a associação dos catadodres de resíduos sólidos é uma das exigências. do artigo 18 e virou o interesse de quem estava a fim de prêmio e RECURSOS . 
Vejam:

lei 12.305/2010- Art 18
A elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, nos termos previstos por esta Lei, é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade. 
1º- Serão priorizados no acesso aos recursos da União referidos no caput os Municípios que:

II - implantarem a coleta seletiva com a participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis formadas por pessoas físicas de baixa renda

Lembrando que os responsáveis devem estar de olho se os seus projetos elaborados estão funcionando mesmo, fiquem com mais um pedacinho da mesma lei:

Art. 23. Os responsáveis por plano de gerenciamento de resíduos sólidos manterão atualizadas e disponíveis ao órgão municipal competente, ao órgão licenciador do Sisnama e a outras autoridades, informações completas sobre a implementação e a operacionalização do plano sob sua responsabilidade.
DONA SECRETÁRIA DA SAÚDE  SE IMPORTA SE ESTÁ INDO TUDO LEGAL,LIMPO E PREVENTIVO? MEIO AMBIENTE NA LINDEZA E CATADORES APOIADOS?  RARRAI...O LANCE ERA TER O PRIMEIRO PEZINHO NO  ACESSOA À  BUFUNFA.
O que resta ao corpo legislativo de Sertãozinho ? Cruzar os braços ou se unir a Aparecida Ramos que em seu blog já salientou a crítica sobre um fato que prejudicou os catadores de resíduos sólidos do município ... briga político partidária entre Geraldo e Antônio (?)  e também sobre o galpão que nunca foi alugado  para armazenamento e organização dos trabalhos dos catadores. Como proprietário do terreno que recebia o lixão Geraldo é tido como particular e não como agente político, portanto, não  isento da resposnabilidade que toda sociedade deve ter com o meio ambiente, mas isento da responsabilidade direta de praticar as medidas administrativas, pois ele não é o gestor...Então a pergunta é CADÊ O GALPÃO?
É, gente, está na hora de vocês fazerem buscas detalhadas sobre os recursos...Onde está o dinheiro? Ela ainda não conseguiu angariar os recursos federais? Oxent! Mas o folder do DEIXE EU CUIDAR DO SEU LIXO está circulou desde setembro de 2010. Hummm...Cuidado , por que aquele recurso federal que era destinado para o comabte ao crack e às outras drogas só veio à tona depois que o bloguinho Olho de Mulher botou na ORLA da praia dos nossos leitores...A bichinha disse que passou 11 meses sem praticar a finalidade  com a verba , por que não sabia para que servia nem como deveria ser gasta. Ahhhh que inocência...Não tem pressa de mexer com dinheiro. Quando o assunto é em torno de R$ 10.000,00 ela fica analfabeta é? Então tá ruim o negócio para ser prefeita,por que cai muito mais que R$ 10.000,00 de verbas mensais para o prefeito trabalhar, galera. Vamos bater palmas para Totinha e Gerinha? Por  que mesmo com pouco estudo  eles souberam gastar as verbas com alguns trabalhos. Ah! meninos danadinhos, passaram gente de estudo paras trás heim!
Cadê o Bóris Casoy ? Claro que ele perceberia  que esse interesse da secretária Marcia Mousinho pelos catadores de resíduos sólidos  foi um golpe de FINGIMENTO DE INTERESSE por eles e pela limpeza da cidade.
Pois é...Se o Bóris não está , gritem juntos :
ISTO É UMA VERGONHA!!!

Nesta sexta-feira o legislativo de Sertãozinho volta ao batente dos trabalhos. Aparecida Ramos estará apresentando a sua posição. Convocada por   sua coragem de levar ao debate assunto de extrema importância para todos os sertãozinhenses, a vereadora promete que a sua solidariiedade será imbatível. Sinceramente, eu espero que ela não seja uma andorinha fazendo verão sozinha!  
Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.