ESPETACULAR O PROGRAMA PERGUNTE AO DOUTOR DA RÁDIO RURAL






 Hoje tive a oportunidade de ouvir o médico Werton Nóbrega apresentando o programa Pergunte ao doutor, novo quadro da Rádio Rural  de Guarabira que vai ao ar todas as quartas-feiras pela manhã.
           Com uma linguagem dupla, a científica que era também  aberta por  explicações bem populares, o médico explicou tudo sobre Hepatites virais,cirrose hepática, a funcionalidade do fígado, do baço,os motivos que levam o paciente às varizes do esofago e consequentemente à  HDA ( Hemorragia digestiva alta). Amei o jeito como  ele explicou  sobre o processo da  fibrose do fígado, dizendo que é a cicatrização do tecido lesado, por onde não passará mais sangue, coisa nada legal para o paciente.
Você sabe o que é melena? Tem também outro significado, mas em medicina significa  fezes sanguinolentas. Algumas vezes você não vê a cor vermelha do sangue , mas é bom prestar atenção em fezes pretas ( o sangue pode estar nas fezes com  esse tipo de camuflagem). Você sabe o que é esplenomegalia? É o aumento do baço.E se o baço se complicar, meu chapa, você vai arrumar problemas com as plaquetas. Ah! Ops! Estou vendo leitor com o dedinho levantado? Então acaba de entrar no ar Pergunte ao Olho de Mulher:
Leitor: - Olho de Mulher , qual a importância das plaquetas?
Olho de Mulher:Amigo leitor, imagine que  você tem um balde cheio de água, e de repente acontece de o seu balde ser furado por algum objeto , então a água vai toda embora se você não tampar o buraquinho,né? O mesmo acontece com o seu sangue.Quando você se corta,quando extrai uma unha, um dente, mesmo que o local seja ponteado, algo faz com que o seu sangue pare.É justamente as suas plaquetas que têm o poder de tampar o buraquinho...Funcionalidade das plaquetas?COAGULAÇÃO DO SANGUE.Poucas plaquetas ? Risco maior de hemorragia, amor!

.O doutor falou sobre a  Ascite.Este é   o nome bonito que deram para a barriga d'água e é uma das complicações da cirrose. Enquanto ele falava no rádio eu estava revivendo o meu tempo de estudos, lembrando da minha turma maravilhosa, pioneira do PROFAE em Guarabira. Ah! Que saudade da galera e das professoras!
 Vocês sabem por que as fezes da pessoa com hepatite ficam brancas? Ah! O médico disse que a cor normal das fezes é o branco, da corzinha do papel oficio...E que a bilirrubina é que dá cor às fezes, portanto, quando a quantidade de bilirrubina não está normal  o camarada faz cocô branco e deve correr para o médico, pois este é um dos sinais de hepatite ou de algo errado com o fígado( amanhã tá todo mundo olhando para a cor do ex  produto interno bruto kkkkk). Ah! Ele também disse que a cirrose não tem cura, mas pode ser controlada por especialistas. Você sabia que um problema de fígado pode comprometer a sua circulação sanguinea?  E  sabia que  também pode comprometer o seu sistema nervoso central? Eu fiquei begeeeeeeeeeee, pois esta do SNC eu não sabia não, e olhe que eu leio um bocadinho heim, mas tá vendo como é bom estar perto e ouvir com atenção  quem é especialista? Aprendemos coisas que ainda não sabíamos. O fígado doente também pode fazer a pele do paciente ficar  ressecada, e isto chamamos de PELAGRA...O que mais? Pode aparecer a icterícia que é quando cor amarela  atinge a  pele e o globo ocular.
Eu estava caladinha, só de ouvidos ligados, com os dedinhos coçando, doidinha para à noite dividir tudo com vocês. Porque vocês sabem que o nosso xodó aqui do blog se chama CULTURA, EDUCAÇÃO e REPASSE DE CONHECIMENTOS.Lá para quarto lugar é que eu detono os desabafos políticos, por que vocês também sabem que tem coisas que preciso mostrar para vocês, tirar a venda dos vossos olhos também é EDUCAÇÃO e desabafar é o mesmo que  salvar o meu coração de um enfarte, né? Coisas inaceitáveis me deixam uma bomba !
O que mais gostei no programa do Doutor Werton foi que ele falou sobre a "inocência" dos nossos jovens que pensam ser a maior vantagem beber demais, curtir a festa com alto consumo de álcool e no outro dia fazem a resenha, como heróis contabilizam o feito  "Derrubamos 5 litros de whisky". Ele disse que o álcool  é  grande inimigo do fígado, destruidor das células hepáticas ( hepatócitos) e que os jovens correm muito risco com o consumo do álcool. Segundo o médico, não há vantagem alguma em beber demais. Que bom seria se todos os jovens soubessem disso e temessem a cirrose, os acidentes de trânsito, a violência. Meninos, tantas gatas lindas nas festas... Pra que vocês gastarem tanto tempo com Wisky e Red Bull? Affff! No meu tempo a gente ia pra festa arranjar namorado, dançar abraçadinho, beijar até umas horas. Hoje o pessoal se reúne em turmas de sexos iguais, bebem muito e voltam para casa sem ter conseguido o carinho de ninguém..Vamos voltar ao que é saudável , Galera. Voltar ao que é bom para a mente e para o corpo. Bebam menos, só para tirar um pouco da timidez e aproveitem as festas com o máximo de equilíbrio, curtinmdo as músicas e  as paqueras.
 Fiquei muito feliz por aprender com o médico,pois é uma honra receber ensinamentos gratuitos de pessoas que dedicaram anos de suas vidas aos estudos e que, graças a Deus, não têm egoísmo e nos doam muito do que sabem. Com certeza usarei os novos conhecimentos no meu trabalho, nas conversas com os amigos, nos chats e nas minhas postagens  do Blog Olho de Mulher. Estou muito mais feliz por saber que este médico, competentente e dedicado,  já está atuando em Guarabira e em breve estará inaugurando a sua clínica com  o que há de melhor no universo de aparelhos modernos de endoscópia digestiva. Ele também disse que terá prazer em ajudar a todos e que  o paciente com problemas do fígado poderá ser  seu paciente. Através do médico Werton Nóbrega, que tem excelente relação no Hospital Oswaldo Cruz., os pacientes paraibanos, tratados por ele poderão , se for o caso necessitarem , entrar na fila do transplante de fígado, e o melhor: conseguirão o transplante.
Desejo ao médico muita saúde, sucesso e que Deus lhe pague pela bondade de abrir a sua ciência no rádio. Eu acredito em quem ensina, e acredito em quem escolhe fazer a vida ter mais qualidade e melhores resultados.
Parabéns à Rádio Rural pela iniciativa. Bombou de tão bom o programa Pergunte ao Doutor!
Não vou perder o próximo programa e recomendo aos meus leitores que liguem o radinho todas as quartas.  Se tiverem dúvidas ou curiosidades telefonem e perguntem ao doutor ( mas meninoooooooooo e quem é que vai perder uma consulta grátis e ao vivo com um especilista?),  porque ele  é show de bola e  merece o troféu Dráuzio Varela do Blog Olho de Mulher!          
E? Tcham, tcham, tcham...Como o nosso combinado é a minha doação com a contrapartida de vocês...Eu já fiz a minha parte hoje...E espero que vocês sejam curiosos para aprenderem cada vez mais. O dever de casa é pesquisar o outro significado de melena...Eu juro que  as mulheres  vivem com as mãos nas melenas, e gastam muito dinheiro para que as suas  melenas não fiquem fedorentas, feias e bagunçadas...Uhuuuuuu! Brincando também se aprende muito. Qual curioso se habilita a aprender um pouco mais? São so curiosos que conquistarão os melhores lugares da terra e substituirão os melhores profissionais.
Beijocas, beijocas.
Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.