ESTÁ CONFIRMADO : CASO DE GRIPE SUÍNA EM GUARABIRA

A Paraíba tem seu primeiro caso do ano de gripe A confirmado, este ano. O paraibano infectado pelo vírus influenza A-H1N1 de linhagem suína é um homem de 52 anos, que mora em Guarabira. A confirmação foi dada na tarde de ontem pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, onde foi realizado o exame com amostra de secreção do paciente. Por causa do registro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforçou o alerta e enviou medicação suficiente para o tratamento de aproximadamente 100 pessoas na cidade.

“Não há motivo para pânico, mas isso mostra que o vírus está circulando, então temos que reforçar o alerta para que as pessoas tenham mais cuidado e tomem as medidas básicas de prevenção”, afirmou a gerente de vigilância à saúde da SES, Júlia Vaz. Ela informou que Guarabira já reforçou o trabalho preventivo e que o paciente teve alta e passa bem.

De acordo com a SES, o paciente com suspeita foi atendido no último dia 8, no Complexo Hospitalar Clementino Fraga e que ele não era vacinado contra a Influenza. Segundo nota divulgada pela secretaria, “de imediato foi realizado coleta de amostra de secreção e enviado ao Instituto Evandro Chagas no Pará para confirmação ou descarte do caso”. A secretaria informou que também investigou e acompanhou as pessoas que tiveram contato com o paciente infectado.

Com a primeira confirmação da doença, a SES considera necessária a intensificação de ações de prevenção, vigilância e monitoramento das doenças respiratórias agudas. A secretaria recomendou que os profissionais de saúde iniciem o tratamento o mais rápido possível diante dos casos e prescrevam o medicação Tamiflu.

“O Estado já emitiu nota técnica para os serviços de saúde para reforçar a vigilância e disponibilizamos mais Tamiflu para Guarabira para se tiver outros sintomados. Isso é importante porque a pessoa tem que ser medicada o mais rápido possível”, afirmou Júlia Vaz.

Ela explicou que a campanha de vacinação, programada para iniciar no dia 5 de maio, não será antecipada e que o antiviral é indicado tanto para a gripe comum como para o H1N1. No início do ano, um caso suspeito de Gripe A foi investigado no Sertão do Estado, mas foi descartado. De acordo com dados da gestão anterior da SES, a Paraíba teve outros 28 casos confirmados com quatro óbitos. Das mortes, três foram em 2010 e uma no ano passado.

Recomendações:

Lavar as mãos com água e sabão, especialmente antes das refeições, após tossir ou espirrar;

Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável;

Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

Não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca. 
Correio da Paraíba

Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.