SECRETARIA DA SAÚDE DE SERTÃOZINHO INICIA CAMPANHA DE BUSCA DA HANSENÍASE



Hoje (22/01) a secretaria da saúde de Sertãozinho deu inciou a campanha de busca de casos de Hanseníase. Foi organizada uma palestra na USB da Rua Presidente João Pessoa, com as participações dos servidores da secretaria da Saúde e usuários do SUS. 
A antiga doença chamada  Lepra passou a ser chamada Hanseníase desde 1976. Esta doença é transmitida pelo bacilo de Hansen e pode ficar incubada por até 5 anos.
 A antiga Lepra levou várias pessoas da antiguidade a perderem o direito de ir e vir, perderem o convívio com a sociedade, por se tratar de  uma doença contagiosa que antes  não tinha cura. Quem teve a chance de ler a história de Jó na Bíblia sabe que  a Lepra é uma doença que tirava o sossego e os amigos e os parentes. Basta os queridos leitores conferirem  que Jó passou a ser escanteado não só pela sociedade que antes conhecera a sua riqueza e a sua saúde, mas também por  sua esposa que pediu para que ele  almadiçoasse a Deus e morresse. Ver Livro de Jó, capítulo 2, versículo 9. Para as pessoas que gostam de aprender com os filmes indico o clássico El Cid que também tem a Lepra  como um dos seus temas principais.
Na época de Jó só a fé em Deus curava esta e outras  doenças.Hoje, graças aos avanços  que Deus permitiu que chegassem através da ciência, até a Hanseníase dos ateus está indo para o beleléu. Hoje a Hanseníase é tratada com muita facilidade e o tratamento é gratuito. 

Tiana,  educadora em Saúde, explicou aos que ouviam a palestra sobre a importância de observarem manchas em seus corpos,em especial as manchas que apresentam perda da sensibilidade local.
A busca irá acontecer com visitas dos profissionais de saúde. A população não deve se sentir tímida,muito menos envergonhada em receber os visitantes. 
Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.