PREFEITO DE BELÉM CONCEDE ENTREVISTA E DEIXA EVIDENTE QUE NÃO VAI BAJULAR NINGUÉM PARA SER REELEITO




Olá, meus amores e minhas amoras, está se iniciando o período que eu considero o mais gostoso para a minha escrita: eu amo escrever sobre política, amo mover os versos da subjetividade, desencapar as carpas e tirar as escamas dos olhos dos meus iguais.
Ops! Mãos à obra. Começo o moído deste ano eleitoral comentando sobre a entrevista concedida hoje,29/04, à Rádio Rua Nova FM, pelo atual prefeito de Belém-PB, Edgard Gama, o cara a quem, todos sabem, chamo de Edy.
O prefeito, ao longo da entrevista, botou fundo, botou médio e botou raso com as suas respostas. Foi contundente ao evidenciar que, para as conjunturas políticas ele está aberto  ao diálogo, no entanto, para quem quer conversar com ele. Isto deixa claro que o Edy não tem a menor paciência para bajular os que se fizerem de rogados.
Simpático para com uns, e mostrando-se irritado para com outros, o que posso aferir sobre a entrevista de Edgard Gama é que ele está ótimo como pessoa transparente, sem fetiches, sem medo, audacioso, dando respostas até antipáticas quando "insultado" pelos  adversários, mas para quem concorre à reeleição, o prefeito precisa sim ter muito cuidado para não passar uma imagem de SUPER INDEPENDENTE. Não estou aqui aconselhando o prefeito a ser mentiroso, falso, mas a ser MALEÁVEL, CAUTELOSO, HUMILDE seria o termo mais correto.
Em resposta ao vereador Júnior de Bau, que além de falar sobre a infraestrutura necessária para o melhoramento do acesso ao loteamento Hamilton Cavalcante, o prefeito se mostrou consciente e interessado, porém, quando o vereador tocou no assunto da Bolsa Universitária (ainda não sendo paga), projeto aprovado pela CM de Belém que visa apoiar financeiramente aos universitários baixa renda do município de Belém-PB, o Edgard jogou pesado. Chegou a dizer que além de não adiantar o vereador ficar cobrando sobre o pagamento deste benefício, da tribuna da Casa Adauto Pessoa, não adiantava o vereador colocar os universitários contra o prefeito. Segundo o Edy, o pagamento de tal benefício está sendo assunto tratado pela justiça, e o vereador sabe muito bem sobre este assunto.
Em resposta à blogueira de vocês, o Edy sorriu do termo Edy. Disse, sorridente, que gosta do nome Edy, se sente mais jovem. Respondeu que a verba do Ginásio Poliesportivo e da Creche, obras iniciadas pelo prefeito antecessor, Roberto Flávio Guedes Barbosa, tidas como abandonadas pela atual gestão, existem e estão sim nos cofres públicos. Assegurou que as obras de tais prédios estão paradas por única e exclusiva irresponsabilidade da empresa que foi contratada e não cumpriu com o contrato. Segundo o prefeito, o assunto também corre em justiça e, certamente, a empresa contratada irá ter de arcar com suas responsabilidades.
Muitos ouvintes participaram da entrevista, interagindo com o prefeito. Alguns para elogiar a sua gestão, outros para na base do devagar devagarinho dar cutucadas na costela do homem. Dentre os participantes que o elogiaram o mais fervoroso foi Zil que passou cerca de dois minutos colocando o Edy em uma altura que se urubu for não volta nunca mais: fica preso em algum satélite da NASA. Zil que não guarda segredos sobre a sua postura situacionista tem sido atacado por algumas pessoas em outra emissora de rádio de Belém, devido ao fato de defender a cada esquina do município Edgard Gama como um dos melhores prefeitos de Belém.
Com um jeito simples de falar, não deixando de ser sábio, o prefeito de Belém falou tecnicamente sobre assuntos legais e protocolos do mundo administrativo. No meu entender, o Edy não é bobo, nem leigo...ao contrário do que muita gente pensa e até chega a zombar dele. Em certos pontos da entrevista, o prefeito se mostrou solto como arroz de primeira. Ele tem graça nisso, nesse jeito de "matuto sabido", como o famoso Vicente, personagem que faz o típico amigo imaginário dos contos do humorista Zé Lezim. Quem neste mundo de Belém teve a graça de dizer no rádio " Chegou Zé Prefeitinho"? Só o Edy pra me fazer chorar de rir com uma graça desta natureza. Zé Prefeitinho é demais, galera!
Edgard Gama deixou claro que não fez aliança com o atual governador da Paraíba para comandar as nomeações dos cargos comissionados do estado, mas para pedir o melhor para Belém. Citou obras importantes do governo do estado. Alavancou o nome de Ricardo Coutinho como melhor governador que a Paraíba já teve, falou que a adutora está quase pronta e que Belém não vai mais ter seca quando esta for concluída. Falou que a partir de 2017 sim, a partir deste ano se estiver como prefeito de Belém terá mais amplitude nas nomeações do estado. Esta colocação do prefeito, a meu ver é típica do troca troca. É um me dá cá a prefeitura de novo que terei como nomear pessoas...
Se mostrando confiante em relação à reeleição, citando o seu grupo, nome a nome, elogiando os que detém mandatos e aferindo boas qualidades para os que irão disputar as eleições, concorrendo aos cargos de vereador, o prefeito disse que quem tem um time desse não tem medo de nada. Segundo ele, são 23 nomes de peso, de qualidade. Também salientou que Birico Gama quer disputar as eleições, mas há que entrar em consenso com os outros familiares, porque a família Gama só apresentará um candidato.
O espírito de justiça do prefeito foi marcante quando ele elogiou a atuação do deputado Luiz Couto. Segundo o Edy, este é o único deputado federal votado em Belém que tem feito algo por Belém. Apesar de não ser o deputado que o Edy apoiou, o prefeito disse que " o velhinho é bacana". O prefeito criticou a falta de iniciativa de Hugo Mota, Pedro Cunha Lima, Efraim Filho e Dr. Damião para com Belém. Segundo ele, estes não têm feito nada pela nossa terra.
E agora, para fechar com chave de ouro, deixo o ponto X da minha visão. Preste atenção, Belém!!! Muita atenção, Belém!!! Abriram os olhos, meus amores e minhas amoras? Então vamos lá com o RAIO X:
Edgard Gama não gostou da participação do popular Chicó. O popular fez cobranças sobre o funcionamento do PSF do Sítio Suspiro, criticando a desativação da unidade de saúde, segundo ele, por mais de um ano. Mostrando que sabe muito bem quem é a pessoa de Chicó, o prefeito jogou pesado. Respondeu a Chicó falando sobre ter consciência de quem é a esposa do popular: uma servidora pública contratada pela prefeitura. Segundo o prefeito, a esposa de Chicó sabe o quanto a administração tem feito para que o atendimento das pessoas do Sítio Suspiro seja realizado, e, para nocautear o popular, o prefeito disse que se o homem não quer enxergar o trabalho da gestão, fica perdoada a ignorância do mesmo. ALERTA DO BLOG OLHO DE MULHER, por minha conta e risco: Edgard mostrou tão somente e somente só que não entende como  o esposo de uma contratada tem criticado constantemente a administração. Alguém tem dúvidas que o prefeito mandou um recado do tipo Não mexe muito comigo não, porque, de uma maneira ou de outra, eu sei que a minha administração tem beneficiado a sua família?
Nesta terra onde nem tudo que se planta dá, meus amores e minhas amoras, qualquer banana pode ser pendurada em um pé de melancia e , de acordo com quem tem posse do controle remoto que move o poder, obrigatoriamente ser intitulada de abacaxi...é aquilo: ser cidadão demora muito para quem tem dependências. Em outros casos gera prejuízos para quem amar muito mais a liberdade que a necessidade de sobreviver.
A parte melhor da entrevista? Bem, eu gosto do natural. Sou fã da verdade, da coisa aberta, da veia transparente. Ser emotivo, sincero demais, pode não ser o comportamento mais favorável para quem tem ambições políticas, mas com certeza é o melhor comportamento de quem é mortal. O Edy deu a moléstia com um tal de Marcelo que ligou para criticar sobre o abandono do Ginásio Poliesportivo e a Creche.  Eu ri demais com o Edy. Ele disse: - Que Marcelo é esse? Tem que ter o segundo nome. Marcelo existem muitos. Cá pra nós: eu acho que o Edy reconheceu a voz do cara e sabe que de Marcelo não tem nada, nem o caroço do olho.
Conclusão: O prefeito está pronto como mortal, para conversar conosco, para nos fazer rir, para se desentender com qualquer pessoa quando a sua paciência não suportar criticas, mas como político ele deve tomar umas aulas de santo cinismo. Pode sim ser reeleito, e por que não? Depois que a muda cospe trigo e o povo quer comer o pão, não tem jeito bruto nem palavras fortes que sejam empecilhos, no entanto, eu, como mulher amante das palavras, fã do argumento, estudiosa dos discursos, observadora das leis temáticas de Aristóteles, recomendo ao prefeito: ajeite um pouco a língua. Tem gente que paga para ser feliz ouvindo coisas mais mansas, mais "fingidas". Infelizmente esta é a lei da retórica, Edy.E a retórica é a mãe do convencimento. Isto se você quer ser reeleito, se não quer...deixe pra gente que sabe fazer o enrolation... só não diga que a santa do Olho de Mulher não passou  a receita da SINCERIDADE para o senhor, prefeito.

Postar no Google Plus

About Edilene Amaral

Edilene Ziza do Amaral,carioca doada para o estado da paraíba,filha de Dona Maria Ziza e Sr. José Amaral, mãe dos príncipes Sergio e Levi.Servidora pública do municipio de Sertãozinho-PB,Técnica de Enfermagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, leitora sempre curiosa, automaticamente uma escritora viciada.Sindicalista, filiada ao PMDB, eleitora enjoada e exigente, sem preferência e sem doença por candidatos malas. Não comprada por corruptos Quando escrevo poesias costumo assinar como como Domitila Belém.

1 comentários:

  1. O prefeito Agricultor vai ter a honra de passar a chave da prefeitura as MULHERES, que será a maior administração

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário.